cortes
Compensação integral dos cortes nos ecorregimes paga a beneficiários em julho
concurso do PEPAC
Portaria de «Apoio à Apicultura para a Biodiversidade» para concurso do PEPAC
cortes
Compensação integral dos cortes nos ecorregimes paga a beneficiários em julho
concurso do PEPAC
Portaria de «Apoio à Apicultura para a Biodiversidade» para concurso do PEPAC

21 de junho de 2024

Governo lança este mês primeiro concurso do PEPAC com 20 ME para apicultores

Foto em Unsplash

O primeiro concurso do PEPAC é um apoio de 20 milhões de euros destinado aos apicultores será lançado até o final do mês.

O Governo anunciou hoje que irá lançar, até o final deste mês, o primeiro concurso do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), com um apoio global de 20 milhões de euros destinado aos apicultores. A iniciativa foi revelada pelo ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, durante uma sessão da comissão parlamentar de Agricultura.

Além do concurso para os apicultores, o ministro também adiantou que estão previstos lançamentos de concursos para a indústria da transformação, financiamento de charcas e para mitigar o impacto do granizo e geadas, no terceiro trimestre deste ano. No entanto, Fernandes ressaltou que a abertura de avisos para as florestas é improvável ainda este ano.

A reprogramação do PEPAC, segundo o ministro, está em curso e visa aumentar o rendimento dos agricultores. A audição do ministro foi solicitada pelos grupos parlamentares do Chega, PSD e CDS-PP, como forma de esclarecer as medidas adotadas no âmbito do plano estratégico.

A data exata para o lançamento do concurso para os apicultores ainda não foi divulgada, mas a expectativa é de que a medida traga benefícios significativos para o setor, incentivando o desenvolvimento e a profissionalização da apicultura em Portugal.



Fonte: Agroportal