Vencedores dos Prémios Inovação na Agricultura revelados a 26 de Novembro
Concurso de Apoio para Jovens Agricultores Aberto em Breve
Vencedores dos Prémios Inovação na Agricultura revelados a 26 de Novembro
Concurso de Apoio para Jovens Agricultores Aberto em Breve
25 de novembro de 2024
Governo Investirá 331 Milhões de Euros na Gestão Florestal
Foto em Unsplash
Medida visa reforçar a resiliência da paisagem na Gestão Florestal a incêndios e apoiar vítimas em Aveiro.
O Governo português aprovou, no mês passado, um ambicioso plano de investimento no montante de 331 milhões de euros, destinado a melhorar a gestão florestal e a reconfigurar a paisagem nacional, com o objetivo de torná-la mais resistente a incêndios. Este financiamento será assegurado pelo Fundo Ambiental e deverá ser executado ao longo de um período de 20 anos.
António Leitão Amaro, ministro da Presidência, destacou a importância desta medida, classificando-a como uma “intervenção estrutural”. O ministro explicou que os fundos servirão para “financiar operações integradas de gestão da paisagem que, na prática, alteram a floresta, melhoram o planeamento e reconfiguram a paisagem, tornando-a mais resiliente e robusta, mais capaz de prevenir incêndios”.
Além deste investimento fundamental, o governo também anunciou um reforço dos apoios financeiros às empresas afetadas pelos incêndios no distrito de Aveiro, aumentando o limite de financiamento de 200 mil para 300 mil euros. No que diz respeito aos agricultores, o valor máximo de indemnização por agricultor será de 6 mil euros, abrangendo entre cinco mil e oito mil pessoas. Estas medidas visam mitigar os danos causados por incêndios e garantir a recuperação das comunidades afetadas.
Fonte: Agroportal