Subida do nível do mar pode afetar recursos alimentares disponíveis nos estuários
Projeto Fungi4Health desenvolve novos usos para resíduos da produção de cogumelos
Subida do nível do mar pode afetar recursos alimentares disponíveis nos estuários
Projeto Fungi4Health desenvolve novos usos para resíduos da produção de cogumelos
10 de julho de 2023
Governo dá mais 15 dias às candidaturas ao Pedido Único
No sábado passado foi anunciado que o Ministério da Agricultura prorrogou até 31 de julho o prazo para as candidaturas ao Pedido único, que terminava no dia 14 deste mês.
O prazo das candidaturas ao Pedido único (PU) foi prorrogado até ao final deste mês pelo Ministério da Agricultura e Alimentação, no que toca ao Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).
O Ministério justifica a prorrogação numa nota com o “contínuo e partilhado esforço de resolução das dificuldades sentidas pelos agricultores”, considerando o aumento do número de candidaturas.
Maria do Céu Antunes, ministra da agricultura é citada na nota, onde afirma “reconhecemos isso e queremos corresponder ao que são consideradas as condições necessárias ao sucesso de todo o processo”.
Um comunicado elaborado pelas organizações representativas dos agricultores (CAP, CONFRAGI, AJAP e CNA) foi emitido na passada quinta-feira, onde manifestaram profunda preocupação com as candidaturas ao Pedido Único, que "está a resultar numa muito baixa percentagem de execução", sublinhando que esta situação requer "redobrado empenho" da tutela.
No comunicado era sublinhado que, a uma semana do fim da campanha (14 de julho), estava por candidatar 68% da área definida no PEPAC, onde se insere o PU 2023, sendo de destacar que em 2022 o número de candidaturas efectuadas foi de 175 mil.
Fonte: Notícias CAP