Lançamento da Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro de Portugal
Primeira empresa de vinho em Portugal certificada pelo Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola
Lançamento da Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro de Portugal
Primeira empresa de vinho em Portugal certificada pelo Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola
27 de junho de 2023
GNR reforça patrulhamento e fiscalização nas explorações agrícolas e florestais
A partir do dia de hoje, a GNR reforça o patrulhamento e a fiscalização nas explorações agrícolas e florestais para prevenir possíveis situações de tráfico de seres humanos e roubos e para promover a utilização segura de veículos.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) afirmou que a operação “Campo Seguro 2023” termina no último dia do ano e procura intensificar o patrulhamento, fiscalização e sensibilização, nas explorações agrícolas e florestais em todo o território nacional, para prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, bem como possíveis situações de tráfico de seres humanos.
Por outro lado, a GNR pretende sensibilizar a população, em particular a rural, para adotar comportamentos com vista à prevenção de situações de furto de produtos agrícolas, cobre e outros metais não preciosos, bem como a utilização segura de veículos agrícolas e florestais.
No ano passado, mais de 560 acidentes com veículos agrícolas foram registados pela GNR, dos quais 47 resultaram em morte e 64 feridos graves.
“Serão desencadeadas ações de sensibilização dirigidas aos utilizadores de tratores e máquinas agrícolas, com o objetivo de fazer cumprir as regras de segurança e prevenir a ocorrência de acidentes na manobra de veículos/máquinas agrícolas e florestais”, refere a GNR.
Na nota, a guarda aconselha os utilizadores a não descurar a manutenção do veículo, a usar acessórios de iluminação e sinalização, de acordo com a lei, a frequentar ações de formação teóricas e práticas, e não conduzir sob o efeito do álcool, fadiga ou velocidade não adequada às condições do veículo e à carga transportada.
Fonte: Agroportal