alojamento local
Pedidos para Alojamento Local disparam 68% no semestre
produção de cereais
A produção de cereais no Baixo Alentejo teve “dos piores anos de sempre” devido à seca
alojamento local
Pedidos para Alojamento Local disparam 68% no semestre
produção de cereais
A produção de cereais no Baixo Alentejo teve “dos piores anos de sempre” devido à seca

15 de agosto de 2023

Feira de artesanato: Covilhã promove feira para estimular diálogo entre o artesanato e o design

De 31 de agosto a 03 de setembro de 2023 ocorre a segunda edição da Fiada - Feira de Artesanato, Design e Outras Artes, promovida pela Câmara Municipal da Covilhã.

O intuito da Fiada - Feira Internacional de Artesanato, Design e Outras Artes é a estimulação e a articulação entre o artesanato e o design, de forma a potenciar a inovação. Este evento promovido pela Câmara Municipal da Covilhã ocorre de 31 de agosto a 03 de setembro e, segundo a vereadora com o pelouro da Cultura, Regina Gouveia,  “esse diálogo” e a “reinterpretação do artesanato” podem “ampliar o seu mercado”.

Durante a apresentação da Fiada a autarca salientou que “o artesanato, nos moldes mais tradicionais, não chega a alguns segmentos das comunidades e, através da sua atualização, pode conseguir interessar a outros mercados. Pode haver uma relação mais efetiva entre o saber tradicional e o criar em conceitos de modernidade”. 

Por sua vez, o intuito da Fiada é “desenvolver caminhos de inovação que tenham que ver com a reinterpretação, com a atualização do artesanato” a fim de estimular os artesãos da região e a sua produção no que toca à inovação.

O local da Feira Nacional de Artesanato, acolhida pela Fiada, é o Jardim das Artes, com cerca de 40 artesãos certificados, 20 dos quais a representar o centro do país.

O evento terá também a presença de duas cidades brasileiras (Brasília e Fortaleza), certificadas pela UNESCO como cidades criativas, tal como a Covilhã, na área do design, assim como o acolhimento do Peninsulares -  Encontros Ibéricos e Arte Têxtil Contemporânea. Para Regina Gouveia, “a dimensão internacional é um passo muito importante na feira”, sendo que “nesta segunda edição, a dimensão internacional vai estar assumida de forma muito mais evidente, porque teremos duas cidades criativas da UNESCO do Brasil: Brasília e Fortaleza, que nos vão dar a honra de trazer o design e o design também associado ao artesanato”.

Deste modo, a Fiada terá, segundo a autarca, uma “componente formativa ampla”, com oficinas agendadas para artesãos, para o público, bem como outras direcionadas aos mais novos, tentando despertar as mesmas “para a estética” e para as pontes entre a produção artesanal e o design.


Fonte: Diário Digital Castelo Branco