mercado do café
Mercado do café cresceu mais de 8% em 2023 e já vale 660 milhões de euros
potencial bioativo do medronho
O potencial bioativo do medronho
mercado do café
Mercado do café cresceu mais de 8% em 2023 e já vale 660 milhões de euros
potencial bioativo do medronho
O potencial bioativo do medronho

18 de abril de 2024

Execução de Revitalização da Serra da Estrela terá comissão de acompanhamento

Foto em Unsplash

A execução de Revitalização da Serra da Estrela terá uma comissão de acompanhamento coordenada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

O programa de Revitalização da Serra da Estrela contará com o acompanhamento da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, com autarquias, instituições de ensino, associações e entidades ligadas ao ambiente.

Deste modo, a comissão de acompanhamento tem como objetivo promover a coordenação da implementação do Programa de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela, cujas obrigações são as de executar as medidas e projetos a implementar; garantir a necessária articulação com as entidades, especialmente relevantes para a implementação e execução das medidas e projetos; monitorizar a efetiva execução das medidas e projetos e emitir recomendações que auxiliem na implementação das medidas e projetos.

A comissão integra um representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR)do Centro, que coordena; um representante da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) e de cada um dos municípios integrados no Parque Natural da Serra da Estrela (Celorico da Beira, Covilhã, Guarda, Gouveia, Manteigas e Seia); um representante do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF); um representante da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais; um representante da Universidade da Beira Interior e um do Instituto Politécnico da Guarda; e um representante de cada associação do território da CIMBSE.

Neste ponto estarão representadas a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), da Associação Geopark Estrela, a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), o NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda, a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor, a Cooperativa dos Produtores de Queijo da Serra da Estrela (Estrelacoop) e a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE). A comissão integra ainda um representante de cada um dos laboratórios colaborativos – ForestWISE e MORE COLAB.

De acordo com o despacho, a comissão de acompanhamento reúne semestralmente, e, extraordinariamente, por iniciativa do membro responsável pela coordenação ou de um terço dos seus membros. 

Por conseguinte, o próprio Programa de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela tem medidas, no valor de 155 milhões de euros, para criar dinâmicas de atração e fixação de população na região afetada pelos incêndios do verão de 2022.

Aprovado em Conselho de Ministros a 08 de fevereiro, o Programa abrange os 15 municípios da CIMBSE, com sede na Guarda, entidade responsável pela execução do plano nos próximos quatro anos.

 

Fonte: Agroportal