XIV Congresso Nacional do Milho 2023
Empreende XXI
XIV Congresso Nacional do Milho 2023
Empreende XXI

02 de Fevereiro de 2023

Enoturismo: uma experiência com sabores únicos

Neste artigo demonstramos a importância do enoturismo como fator impulsionador da economia portuguesa.

O Enoturismo é a atividade cujos alicerces assentam em torno da cultura do vinho juntamente com o turismo. Desta forma, a ambição de angariar conhecimentos relativos ao processo produtivo do vinho, traduz-se no desenvolvimento de experiências no que toca aos aromas e sabores do mesmo.
Por outro lado, Portugal é um país com uma demarcada tradição vitivinícola, bem como uma qualidade excelente e reconhecida mundialmente no que toca a vinhos. Além disto, o país tem recebido numerosos prémios e distinções nesta área, internacionalmente.
Posto isto, a cultura do vinho convida curiosos a viajar e vivenciar a tradição local de um modo apelativo, desde a escolha do melhor vinho a acompanhar com a refeição, passando pela participação nas vindimas, até à passagem de uma noite com paisagens magníficas dentro das vinhas.
A fim de apreciar e conhecer o mundo dos vinhos, é crucial visitar as regiões onde se produzem. Os vinhos são, então, uma boa razão, que serve de base às restantes experiências, como as paisagens, o património, a cultura e as gentes da própria região.


Razões para praticar o Enoturismo:

Dentro de Portugal, existem diversos destinos rurais, que apresentam um grande potencial para explorar de forma autêntica as regiões vitivinícolas.
Este tipo de viagem permite, não só mergulhar na cultura regional de cada zona do país, como também explorar os sabores do vinho e abrir portas para todas as tradições e histórias inerentes a estas mesmas zonas.
Por conseguinte, a economia local é intensificada através das práticas de Enoturismo, na medida em que as ofertas turísticas que vão aumentando nas pequenas cidades permitem que se criem novos negócios e, por sua vez, novos postos de trabalho.
Posto isto, outra razão para praticar o Enoturismo passa pelo facto de este ser uma garantia de sustento para as comunidades e negócios locais, uma vez que é um tipo de turismo que decorre durante todo o ano.

 

Destinatários

O Enoturismo refere-se a todos os tipos de turistas, desde os curiosos aos conhecedores de vinhos, uma vez que não é necessário ser especialista no assunto para conseguir viajar e desfrutar das experiências proporcionadas pelo Enoturismo. Por essa razão, existe todo um leque de possibilidades de clientes para este tipo de turismo.
Todas as vivências provenientes do Enoturismo possibilitam a oportunidade para mergulhar ainda mais no universo dos vinhos, onde as degustações e visitas demarcam o melhor da gastronomia e vinho da zona. Não obstante, o conhecimento no assunto é ampliado e o destino é descoberto a partir dos seus sabores e locais extraordinários.
Além disto, o Enoturismo permite conhecer, não só os vinhos em si, como também todas as envolventes que correspondem às práticas da região e aos seus modos de viver. Com efeito, os passeios de vinho fornecem uma perspetiva diferente e singular para turistas que sejam mais curiosos.
Em suma, mesmo que não se seja um grande especialista em vinhos, o Enoturismo é uma ótima opção para uma visita cheia de conhecimentos, harmonizações e tradições históricas.