cerejeiras em flor
Cerejeiras em flor e programas associados são “alavanca turística” no Fundão
limpeza de terrenos
Limpeza de terrenos deve ser feita até 30 de abril
cerejeiras em flor
Cerejeiras em flor e programas associados são “alavanca turística” no Fundão
limpeza de terrenos
Limpeza de terrenos deve ser feita até 30 de abril

28 de março de 2024

Desafios da indústria da carne

Um dos principais desafios da indústria da carne é precisamente a segurança dos alimentos, sendo que a carne é um dos alimentos mais controlados de forma rigorosa.

Por ser um alimento controlado rigorosamente em todo o mundo, a indústria da carne enfrenta inúmeros desafios e controvérsias. Por essa razão, a diretora executiva da Associação Portuguesa dos Industriais de Carne (APIC) Graça Mariano, dá a conhecer a sua visão relativamente aos desafios e controvérsias desta indústria.
De acordo com a mesma, a “segurança dos dos alimentos é um dos principais desafios enfrentados pela indústria de carne, não apenas em Portugal, mas em toda a Europa. A legislação relacionada com a carne e alimentos é harmonizada, garantindo que os padrões se apliquem igualmente em todos os Estados membros. Isso proporciona uma camada adicional de segurança, garantindo que os produtos de carne atendam aos padrões estabelecidos”.
Por outro lado, foi também salientado pela presidente da APIC que o bem-estar animal deve ser assegurado, no sentido em que uma maior “conscientização sobre o tratamento ético dos animais na indústria da carne é uma tendência que veio para ficar, e é um passo importante em direção a práticas mais humanas e responsáveis.” 

Deste modo, um fator a ser considerado é a informação ao consumidor, que “desempenha um papel vital. Às vezes, o excesso de informações pode confundir os consumidores. É essencial fornecer informações claras e equilibradas para que os consumidores possam fazer escolhas informadas”.

O sistema HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) trata-se de um dos diversos requisitos complexos que se aliam à indústria da carne, uma vez que é obrigatório e contribui para controlar adicionalmente os critérios microbiológicos. Outro exemplo são os controlos rigorosos no que toca a contaminantes e resíduos de antibióticos e anabolizantes, que garantem a segurança da carne.
Em última instância, Graça Mariano, destaca a ligação entre a produção de carne e as emissões de gases com efeito de estufa, explicitando que existe uma necessidade de abordar essa questão com informações precisas, destacando que a indústria da carne não é a maior responsável pelas emissões de gases de efeito estufa.
Assim sendo, compreende-se que a indústria de carne enfrenta desafios significativos, desde a segurança dos alimentos e o bem-estar animal até a complexidade dos requisitos e a informação ao consumidor. 

Fonte: Revista Voz do campo