castanha
Quebra de produção de castanha pode atingir os 70 a 80% em Valpaços
gasóleo
Apoio para pequenos agricultores e pescadores de seis cêntimos por litro de gasóleo
castanha
Quebra de produção de castanha pode atingir os 70 a 80% em Valpaços
gasóleo
Apoio para pequenos agricultores e pescadores de seis cêntimos por litro de gasóleo

10 de outubro de 2023

Delta lança primeiro café português produzido nos Açores

A empresa Delta lançou ontem o primeiro café português totalmente produzido no arquipélago dos Açores, existindo um ambiente "propício" para a sua produção.

Os Açores têm agora o seu café, produzido pela empresa Delta, apresentando “condições muito propícias” para uma produção de “extrema qualidade”, de acordo com o presidente executivo do grupo Delta.

Segundo Rui Miguel Nabeiro, em declarações à agência Lusa, “O mais especial de tudo é tornar o impossível em possível. A Europa não tem condições climáticas e de terreno para produzir café. Aquilo que nós chamávamos-lhe foi de Impossible Coffee”.

Além disto, acrescentou ainda que a “Europa, sendo um dos maiores consumidores, não produzia café e agora tornou-se possível produzir café na Europa, em particular em Portugal e nos Açores”. 

Foi no dia de ontem que foi anunciado em Lisboa o lançamento do lote de café dos Açores, produto de uma parceria entre o Governo dos Açores e a Associação de Produtores Açorianos de Café, que ficará disponível nas lojas “Delta The Coffee House Experience”.

Por sua vez, Rui Nabeiro afirmou que “Nestes últimos quatro anos, temos vindo a apoiar todos os pequenos produtores de café nos Açores. Nesta altura, como já há algum café, acabamos por conseguir, comercialmente, lançar um lote com 100% café dos Açores”.

“Os Açores têm um clima muito propício. É um clima muito húmido, com chuvas constantes e temperatura amena. A própria terra vulcânica, que pensaríamos que poderia dificultar a plantação, acaba por ter, ao fim desses últimos quatro anos de estudos, condições ótimas para a produção de pelo menos seis espécies de café”.

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, “O lançamento do café dos Açores honra a região, mas não representa um fim, antes o começo de uma nova etapa. Valorizo, enquanto presidente do Governo Regional e enquanto açoriano, o trabalho desenvolvido em parceria com a Delta


Fonte: Agroportal