Agroglobal 2023
apoios do pepac
Publicadas normas gerais e gestão financeira do PEPAC de Portugal
Agroglobal 2023
apoios do pepac
Publicadas normas gerais e gestão financeira do PEPAC de Portugal

27 de Fevereiro de 2023

Debate de apicultura em Faro sobre desafios, ameaças e valorização de produtos apícolas

É no 13º encontro Regional de Apicultura do Algarve que se irão debater tanto desafios como ameaças para a apicultura e para os produtos derivados de mel.

O evento que conta com o tema “A Importância das Abelhas como principal polinizador de culturas e essencial na conservação da biodiversidade” ocorre no dia 28 de fevereiro das 09:00 às 17:00, em Faro, no auditório da DRAP, e é organizado conjuntamente pela Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Algarve e pela Associação de Apicultores do Sotavento Algarvio (Melgarbe).

Além de apicultores, estarão presentes investigadores, técnicos de saúde, representantes governamentais, entre outras entidades relevantes para o setor. Os debates terão como tópicos de destaque a sustentabilidade do setor apícola, os seus desafios e oportunidades, bem como a importância do controlo de qualidade na valorização dos produtos apícolas.

A região do Algarve é realçada nesta área uma vez que, segundo Pedro Monteiro, diretor regional de agricultura do Algarve, em declarações à agência Lusa, apresenta “um peso muito significativo na economia do Algarve”, devido à grande quantidade de produção de mel, com mais de 1.000 toneladas produzidas por anos. “É a região do país onde percentualmente temos a maior proporção de apicultores profissionais, ou seja, de coletores profissionais que são aqueles que têm mais de 150 colmeias”, sublinhou.

 

Consulte o programa do 13º encontro Regional de Apicultura do Algarve aqui.

 

Fonte: AgroPortal