Impacto das alterações climáticas nas culturas agrícolas
Preço de produtos agrícolas sobe ligeiramente no país
Impacto das alterações climáticas nas culturas agrícolas
Preço de produtos agrícolas sobe ligeiramente no país
26 de junho de 2024
Comunicação no setor agrícola deve melhorar
Foto de Maksim Shutov em Unsplash
Segundo Assunção Cristas, a comunicação no setor agrícola deve ser melhorada, de modo a resguardar que as boas-práticas também pautam as relações laborais.
De modo a definir estratégias para uma economia mais sustentável, compreende-se que o setor agrícola tem uma grande capacidade para assumir um papel de destaque pois apresenta conhecimento e oportunidades, no entanto, é necessário comunicar melhor o trabalho que o setor já efetuou percebendo qual o seu papel.
Além disto, Assunção Cristas, professora da Nova School of Law e sócia responsável pela Plataforma de Serviços Integrados ESG e área do Ambiente na Vieira de Almeida e Associados, na conferência Semear o Futuro, projeto criado pela Mercadona e CAP, afirmou que o setor deve ficar igualmente vigilante para outras boas-práticas na atividade, como a defesa dos direitos laborais.
De acordo com Assunção Cristas, ex-ministra da Agricultura e do Mar, o “setor agrícola muitas vezes é mal compreendido e muitas vezes é maltratado porque quem está de fora não o percebe e quem está dentro não o consegue explicar”.
Por sua vez, em termos de sustentabilidade, este setor apresenta um bom potencial para “pegar nessa agenda e dinamizá-la”, estando já os agricultores a fazê-lo, apesar de que “não o valorizam porque olham para isso como algo normal”.
É necessário que se tire um maior partido de soluções com impacto positivo para o ambiente e para a sua própria atividade, comunicando “melhor o que está a fazer, partilhar bons exemplos”.
Em termos de bons exemplos, Assunção Cristas destaca o impacto positivo da pecuária extensiva para a pegada de carbono, ou de uma utilização cada vez mais eficiente da água. Porém, relativamente a apoios, lembrou que um acesso mais facilitado a comunidades de energia pode ser um incentivo à produção da própria eletricidade, como a disponibilidade de internet em todo o país pode acelerar a adoção de sistemas que comunicam entre si e facilitam uma gestão mais eficiente da atividade.
Ultimamente, os setores agrícola e agroindustrial têm mostrado “uma enorme capacidade de resiliência e inovação”. No presente, novos desafios entram, com os efeitos provocados pelas alterações climáticas, como por exemplo, a elevada produção de azeite que demonstra perfeitamente o modo como a transformação do clima cria desafios, mas ao mesmo tempo, oportunidades. Assim, a sustentabilidade deve estar no centro para apoios cujos governos criam, “ analisando o impacto nas emissões de carbono, os contributos para a biodiversidade e para os vários serviços de ecossistemas”.
Fonte: Jornal de Negócios