Pedido Único
Pagamentos do Pedido Único 2023 (PU 2023) – Atualização junho 2024
concurso do PEPAC
Governo lança este mês primeiro concurso do PEPAC com 20 ME para apicultores
Pedido Único
Pagamentos do Pedido Único 2023 (PU 2023) – Atualização junho 2024
concurso do PEPAC
Governo lança este mês primeiro concurso do PEPAC com 20 ME para apicultores

19 de junho de 2024

Compensação integral dos cortes nos ecorregimes paga a beneficiários em julho

Foto em IFAP

Em julho, os cortes que estavam projetados na agricultura biológica e na produção integrada serão integralmente compensados.

No mês de julho os cortes anteriormente projetados serão compensados integralmente, sendo que o Orçamento de Estado pagará, sob a forma de auxílio de estado, os montantes necessários aos agricultores, equivalentes aos cortes previstos.

Apesar do corte inicial para o ecorregime agricultura biológica de 35%, este será reduzido para 21.5% nos pagamentos de junho. Já na produção integrada, o corte que anteriormente era de 25% terá uma redução de 13.5%. No mês de julho os cortes serão compensados totalmente através de auxílios de estado.

Por outro lado, até ao fim do mês de junho, um valor suplementar de 30 milhões de euros será também pago, sendo que cada beneficiário irá receber mais 11% aproximadamente em comparação ao que estaria previsto.

Em termos de beneficiários nesta ajuda ao rendimento base, os números ultrapassam os 74 mil. No que toca aos pagamentos do Pedido único 2023, os mesmos encontram-se em execução com base no calendário publicado pelo IFAP. 

“Estamos a cumprir, a reforçar o rendimento ao agricultor e a dar previsibilidade e estabilidade”, disse o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

 

Poderá verificar o Calendário indicativo de pagamentos do PU 2023 aqui.



Fonte: Agroportal