Portugal2030
O que é o Portugal 2030?
vindima
Boas perspetivas para esta vindima no douro
Portugal2030
O que é o Portugal 2030?
vindima
Boas perspetivas para esta vindima no douro

05 de setembro de 2023

Como podemos melhorar a estrutura e função do solo?

As alterações climáticas, do comportamento do consumidor e a escassez de fertilizantes, é cada vez mais importante proteger o ecossistema produtivo e perceber como podemos melhorar a estrutura e função do solo.

A compactação do solo e a baixa capacidade de infiltração de água ao longo do seu perfil é um dos problemas com os quais os produtores de todo o mundo enfrentam. Relativamente ao tipo de solo, a compactação é um fator variável, uma vez que é proveniente da frequência de passagem dos equipamentos agrícolas, do tempo de uso e de outros fatores que lhe diminuem a estrutura e função.

Desta forma, a própria compactação consegue impedir que a água de rega contorne eficientemente toda a zona radicular, fazendo com que as plantas fiquem sob “stress”. Consequentemente, o facto de a disponibilidade de água na zona radicular ser reduzida, faz com que a mobilidade de nutrientes e a diminuição dos níveis de matéria orgânica sejam afetadas, sendo necessário um uso maior de fertilizantes por parte dos produtores.

Neste sentido, elevados graus de salinidade e uma textura argilosa no solo também são características desafiantes para os produtores, na medida em que um aumento do teor de sódio e outros sais reduzem o movimento da água e nutrientes entre as células da planta e do solo, bem como o movimento da água dentro da planta, originando plantas desequilibradas, com baixa produtividade e fraco rendimento cultural.

A capacidade da água manter contacto com o solo quando este se encontra seco diminui e, sem uma intervenção direta, a infiltração da água no solo será inevitavelmente muito baixa.

De modo a obter  plantas de qualidade e um rendimento bom, o solo deve ter:

  • Fertilidade e matéria orgânica;
  • Nível de pH apropriado;
  • Atividade biológica;
  • Boa estrutura do solo;
  • Boa infiltração de água e teor de oxigénio; 
  • Ótima capacidade de retenção de água.

São diversos os produtores que se encontram a instalar geradores de nanoborbulhas da Moleaer com o intuito de melhorar as propriedades da água de rega e os efeitos positivos na estrutura e função do solo.

 

Fonte: Revista Voz do Campo