EU CAP Network
Disponível nova revista da Rede Europeia da PAC – EU CAP Network
PRR
PRR: Beira Baixa já tem 54 milhões de euros em projetos aprovados
EU CAP Network
Disponível nova revista da Rede Europeia da PAC – EU CAP Network
PRR
PRR: Beira Baixa já tem 54 milhões de euros em projetos aprovados

08 de agosto de 2023

Certificação de vinhos do Tejo cresceu 11,5% no primeiro semestre face a período homólogo

A certificação de vinhos do Tejo teve um aumento de 11,5% no primeiro semestre do ano face ao período homólogo, com cerca de 16,8 milhões de litros.

O crescimento da certificação de vinhos do Tejo de 11,5% face ao primeiro semestre de 2022, contou com um terço dos 16,8 milhões de litros para exportação, segundo o anúncio da Comissão Vitivinícola dos Vinhos do Tejo (CVR Tejo). 

De acordo com a CVR Tejo, “entre janeiro e junho de 2023 foram certificados 16,8 milhões de litros, o que representa um crescimento na ordem dos 11,5%, face ao período homólogo do ano transato”.

Da totalidade, um terço (cinco milhões de litros) seguiram para exportação, com destaque em países da União Europeia, liderados pela Suécia e pela Polónia. De acordo com a CVR Tejo, “isto reflete-se num aumento de quase 50%, comparativamente com 2022, o que é muito animador para os vinhos do Tejo”.

De 2018 a 2022 existe registo de “um aumento bastante significativo”, principalmente de 2018 a 2020.

Apesar de no ano de 2021 terem sido certificados 30,5 milhões de litros, a tendência inverteu-se em 2022, explicada “com o efeito da pandemia e a guerra na Ucrânia”, com 27,9 milhões de litros certificados.

Os vinhos com selo DOC do Tejo cresceram, segundo a entidade, em 35,7% durante o primeiro semestre, bem como o aumento de consumo de vinhos do Tejo no designado canal HoReCa (hotéis, restaurantes e cafés), representando uma “maior apetência na restauração” por “vinhos diferenciadores e de valor mais elevado, o que é uma mais-valia para a construção de marca e notoriedade da região”.


Fonte: Agroportal