APA: Registo obrigatório de produtores e embaladores
Desafios da indústria da carne
APA: Registo obrigatório de produtores e embaladores
Desafios da indústria da carne
26 de março de 2024
Cerejeiras em flor e programas associados são “alavanca turística” no Fundão
Foto em Unsplash
As cerejeiras em flor são a atração turística mais demarcada na zona do Fundão, sendo que irão ser promovidas atividades entre 22 de março e 07 de abril relacionadas com este tema.
As cerejeiras em flor são uma paisagem que atrai muitos visitantes ao concelho, tornando-se uma “alavanca” turística. Assim sendo, para promover esta paisagem, a Câmara do Fundão promove de 22 de março a 07 de abril, diversas atividades.
Para Miguel Gavinhos, vice-presidente da Câmara, “há uma procura muito grande desta região nesta altura”, já com programas esgotados, e, aliando o cartaz da paisagem branca às férias da Páscoa e à “qualidade e diferenciação da oferta hoteleira”, com a ocupação neste período a aproximar-se “sempre dos níveis máximos”, o impacto económico na região é superior a dois milhões de euros.
O vice-presidente da autarquia realçou que o concelho do Fundão produz mais de 60% da cereja nacional e que o programa relacionado com as cerejeiras em flor “abre o período ligado à promoção da cereja”.
Segundo Miguel Gavinhos, a oferta turística encontra-se ligada ao que “a paisagem natural” tem para oferecer e que, através dos programas previstos, ela “pode ser bem usufruída” de várias formas.
De entre as atividades programadas, já existem 550 pessoas inscritas e, além das atividades formais, “vai haver iniciativa individual” de visitantes durante este período.
Para desfrutar da paisagem os visitantes podem andar de comboio junto aos pomares, fazer piqueniques ao pé das cerejeiras, contratando as cestas com produtos regionais, fazer passeios em bicicleta, que podem alugar no Posto de Turismo, andar pela paisagem branca de ‘tuk tuk’ ou apadrinhar uma árvore.
O concurso de fotografia “Cerejeiras em flor” ou a realização do Grande Prémio de Atletismo “Cerejeiras em flor”, que reúne centenas de atletas e participantes numa caminhada, são outras das propostas do município.
Segundo o município do Fundão, no distrito de Castelo Branco, as atividades previstas pretendem “mostrar este cenário inspirador”.
A CP disponibiliza um comboio especial até ao Fundão, já esgotado, nos dias 22, 23 e 30 de março e em 06 e 07 de abril, com um programa articulado associado “às tradições que existiam na região e que servem de experiência a quem a visita”, vincou o vice-presidente.
Fonte: Agroportal