PEPAC23.27 – Mais de 140 mil agricultores já criaram as suas candidaturas
Plano NESCAFÉ 2030 mostra progressos na transição dos agricultores para práticas agrícolas regenerativas
PEPAC23.27 – Mais de 140 mil agricultores já criaram as suas candidaturas
Plano NESCAFÉ 2030 mostra progressos na transição dos agricultores para práticas agrícolas regenerativas
12 de junho de 2023
Centro Pinus – Ao fim de sete anos, apenas 2,4% da floresta recebeu apoios
O Centro Pinus arrasa eficácia do PDR2020. Organização lamenta que o novo quadro de apoios até 2027 "continue a excluir os mesmos" e pede celeridade no "Vale Floresta".
A associação Centro Pinus está “preocupada” com o insucesso do PDR2020, após concluir que apenas uma parte residual da área da floresta de Portugal continental foi apoiada ao longo dos últimos sete anos, tremendo que ocorra uma repetição deste acontecimento até 2027, uma vez que ainda não ocorreram mudanças adequadas.
Segundo o relatório anual do Centro Pinus, “em sete anos, a área de espécies florestais com projetos aprovados representou apenas 2,4% da floresta”, bem como a maior parte das candidaturas para a prevenção de incêndios não chegou a avançar pela falta de verbas.
O presidente desta associação, João Gonçalves afirmou ainda que “os apoios não estão a chegar às regiões do país onde seriam mais precisos, nem aos proprietários que importaria ajudar”.
Neste sentido, o Centro Pinus fez um balanço relativo à floresta do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2014-2020, onde demarcou que apesar da área financiada ter sido de 77 734 hectares de espécies florestais com projetos até 2021, “este valor representa apenas 2,4% da floresta do continente em sete anos de execução” do quadro de apoio.
Em última instância, o Centro Pinus afirma que “temos os meios [os apoios], mas não estamos a ser capazes de fazer a ação chegar ao terreno. O pequeno proprietário tem de pagar a limpeza, paga uma multa se não o fizer, mas não tem ajuda nenhuma e devia haver um incentivo. Vamos ter os apoios do PEPAC, mas as exigências são as mesmas do PDR2020, ou seja, vamos continuar a excluir os mesmos”,
Fonte: Dinheiro Vivo