Fundo ambiental lança novo programa de apoio Vale Eficiência
Portugal Nuts: Aumento da produção de amêndoa pode levar Portugal ao ‘Top 5’ mundial
Fundo ambiental lança novo programa de apoio Vale Eficiência
Portugal Nuts: Aumento da produção de amêndoa pode levar Portugal ao ‘Top 5’ mundial
26 de outubro de 2023
Centro Agroalimentar de Castelo Branco em plataforma para inovação territorial
Foto de CATAA
O Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco participa num projeto que pretende implementar uma plataforma de promoção da inovação territorial agroalimentar.
Além do objetivo ser promover o turismo gastronómico a nível nacional, o Interior+ procura também implementar uma plataforma de promoção da inovação territorial agroalimentar, sendo o CATAA de Castelo Branco um dos participantes. O projeto tem como base a sustentabilidade dos territórios de baixa densidade (TBD) de montanha.
De acordo com o CATAA, o “Interior+ - Comunidades Rurais do Interior e de Montanha”, procura desenvolver e implementar uma plataforma de promoção e interação da inovação territorial agroalimentar, promoção do turismo gastronómico e da atratividade empresarial, a desenvolver com base em tecnologias de monitorização, produção e gestão (I&DT), bem como testar para determinado território, um modelo desenvolvido relativamente ao projeto para Zonas Rurais de Montanha (ZRM).
O novo modelo irá integrar várias fones de informação que, segundo o CATAA, irão potenciar a promoção e a interação a nível da inovação territorial agroalimentar, bem como a promoção do turismo gastronómico e da atratividade empresarial, juntamente com as prioridades da agenda de investigação e inovação para a sustentabilidade da agricultura, alimentação e agroindústria.
“O Interior+ contribuirá para uma agricultura e um território rural mais inclusivos, integrados e atrativos e uma economia local mais rentável, sustentável, atrativa e competitiva assente nos recursos endógenos, cultura e tradições”.
Além do CATAA, o projeto “Interior+” conta com a participação dos Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Guarda e Viana do Castelo, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (Polo Inovação de Braga), Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho e diversas associações ligadas à agricultura.
Fonte: Agroportal