seca no país
Seca: Ministro do Ambiente admite mais medidas de “contingência”
PALT
Candidaturas PDR2020-2023: Já está disponível o Plano de Abertura de Concursos
seca no país
Seca: Ministro do Ambiente admite mais medidas de “contingência”
PALT
Candidaturas PDR2020-2023: Já está disponível o Plano de Abertura de Concursos

02 de maio de 2023

Candidaturas ao Prémio Vinha Douro submetidas até 30 de julho

As candidaturas ao Prémio Vinha Douro, que premeia as boas práticas agrícolas e os vitivinicultores durienses, podem ser submetidas até dia 30 de julho.

A Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) confirmou à agência Lusa que a submissão das candidaturas poderia ir até ao fim do mês de julho.

Segundo as afirmações da CCDR-N, o período para candidatar é de 01 de março a 30 de julho, sendo que os vencedores do novo prémio serão anunciados no dia 14 de dezembro deste ano, no dia em que o Douro adquire 22 anos de classificado como Património Mundial da UNESCO.

Existem 2 categorias demarcadas pelo Prémio Vinha Douro, as intervenções em parcelas integradas em explorações até 2,5 hectares e as intervenções em parcelas integradas em explorações com área superior a 2,5 hectares. As candidaturas são direcionadas para proprietários de parcelas intervencionadas ou para a cooperativa ou associação representante do proprietário.

O evento de entrega de prémios terá uma periodicidade bienal, e tem como objetivo “promover boas práticas agrícolas e ambientais nas vinhas do Douro e de homenagear os vitivinicultores durienses”.

Já o júri do Prémio Vinha Douro é constituído por oito representantes da Missão Douro - CCDR-N, que preside, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), da Associação de Viticultores do Douro (ADVID) e da Associação dos Viticultores Profissionais do Douro (Prodouro).

 

Fonte: Agroportal