PortugalFoods
PortugalFoods lança programa de internacionalização para PME da indústria agroalimentar
Rússia
Rússia suspende acordo para exportação de cereais
PortugalFoods
PortugalFoods lança programa de internacionalização para PME da indústria agroalimentar
Rússia
Rússia suspende acordo para exportação de cereais

17 de julho de 2023

Candidaturas ao AgriJovem 2023 abertas até 31 de Julho

É até dia 31 de julho que decorre o período de submissão de candidaturas para participar no AgriJovem 2023.

O AgriJovem 2023 é um evento organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, com a colaboração da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e o apoio do Instituto Superior de Agronomia (ISA). Ocorre no dia 13 de outubro de 2023, em Lisboa.

De acordo com a organização, a iniciativa AgriJovem é “dirigida a jovens estudantes com aspirações a desenvolverem uma atividade profissional no setor agrícola em Portugal”, procurando “ sensibilizar jovens para oportunidades profissionais na agricultura”, bem como levar estes a “refletir sobre várias políticas europeias que têm um impacto direto na atividade agrícola no território nacional e europeu”.

Posto isto, o Agrijovem 2023 contará com um grupo de 40 estudantes do ensino superior português, tendo como programa várias “conversas e sessões práticas”, reunindo “vários protagonistas da política agrícola nacional e europeia, da academia, agricultores com experiência no setor e jovens agricultores em início de atividade, numa partilha de experiências que permitirá aos participantes enriquecer o seu percurso académico e profissional, de uma forma mais consciente e informada sobre os desafios e oportunidades do sector”, refere a organização. 

Além disso, o programa terá como temas de debate solos saudáveis, bem-estar animal, sistemas alimentares sustentáveis, entre outros. O intuito será, também, “promover uma melhor compreensão e sensibilidade para as políticas europeias, em particular para a razão de ser da Política Agrícola Comum (PAC) e da Estratégia “do Prado ao Prato”, do Pacto Ecológico Europeu”.

A “aprendizagem ao longo da vida no setor agrícola” é um tema de destaque para o AgriJovem 2023, sendo que a “importância da participação dos jovens no projeto europeu e no impacto concreto da União Europeia e dos seus valores” é também um dos focos centrais segundo a organização, tendo como pano de fundo as eleições europeias de 2024.

 

Fonte: Revista Frutas, Legumes e Flores