Lei do Restauro da Natureza: “Ninguém está contra a Natureza, da qual somos os principais defensores”, afirma UNAC
Os oceanos estão a mudar de cor e ficaram mais verdes nos últimos 20 anos
Lei do Restauro da Natureza: “Ninguém está contra a Natureza, da qual somos os principais defensores”, afirma UNAC
Os oceanos estão a mudar de cor e ficaram mais verdes nos últimos 20 anos
17 de julho de 2023
Campanha de recolha de rolhas de cortiça está de volta
A campanha “Vinhos que vão bem com o ambiente” está de regresso e tem o objetivo de recolher rolhas de cortiça para plantar árvores.
No ano passado, o projeto contou com a plantação de 3822 árvores autóctones, sendo este considerado como um sucesso uma vez que, durante os 5 meses que durou a campanha, diversas superfícies comerciais disponibilizaram mini-rolhões para os clientes levarem para casa e reunirem as rolhas de cortiça usadas. Depois de estarem cheios, os clientes dirigiam-se de novo às lojas e depositavam as rolhas no depósito presente junto ao espaço das marcas. Em 2023, a campanha ressurgirá no dia 31 de outubro.
Tal como no ano anterior a este, a entrega de rolhas é ilimitada e pode ser realizada várias vezes até a campanha terminar, sendo que por cada 10 rolhas de cortiça recolhidas, 1 árvore é plantada.
O projeto de recolha de rolhas de cortiça é promovido pela José Maria da Fonseca Distribuição e pelos produtores José Maria da Fonseca, Ravasqueira, Lima & Smith e Quinta da Lagoalva com coordenação da Quercus e associação ao Green Cork, bem como parceira com a Amorim onde se irão recolher as rolhas não só nos supermercados, mas também fora deles, através de depósitos nas instalações como a José Maria da Fonseca, para que também colaboradores possam fazer parte do movimento que irá começar dia 31 de outubro.
Por outro lado, a Casa-Museu José Maria da Fonseca e Adega José de Sousa e no restaurante Wine Corner, nestes espaços de Enoturismo, serão disponibilizados depósitos com a finalidade de participação por parte de clientes e visitantes, passando a ser uma prática contínua.
Fonte: Revista Voz do Campo