sustentabilidade para as empresas
Sustentabilidade: Ações pequenas e consistentes
turismo de natureza em Portugal
O Turismo de Natureza em Portugal
sustentabilidade para as empresas
Sustentabilidade: Ações pequenas e consistentes
turismo de natureza em Portugal
O Turismo de Natureza em Portugal

27 de agosto de 2024

Caminhos para a Sustentabilidade do Olival ao Azeite

Foto em unsplash

A Jornada do Caminhos para a Sustentabilidade do Olival ao Azeite decorreu numa iniciativa que juntou a ESACB com a Agrosustentável, a Nutriprado e a Olivum.

A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESACB) levou a cabo em meados de junho, juntamente com a Agrosustentável e o apoio da Nutriprado e a Olivum, a Jornada do “Olival ao Azeite: Caminhos para a Sustentabilidade”, que decorreu no auditório da ESACB.

De acordo com o diretor do instituto, Paulo Fernandez, a Escola conta com um grande interesse em associar-se a eventos que tenham como objetivo promover o desenvolvimento das ciências agrárias. “A sustentabilidade e a questão da água são preocupações da Escola e devem ser o foco principal na área das ciências agrárias (...). Todos os setores das ciências agrárias  são relevantes, e a olivicultura não é exceção. Precisamos de nos preocupar com a modernização do setor e com o uso de tecnologias avançadas”.

Paulo Fernandez salienta igualmente o trabalho efetuado pela ESACB na área da olivicultura e produção de azeite, sendo que a mesma tem colaborações ativas com múltiplos profissionais do setor, através do desenvolvimento de pesquisas aplicadas e serviços especializados em azeites. “Temos um imenso trabalho na área de olivicultura e azeites. Colaboramos ativamente com todos os que trabalham nesta área. Desenvolvemos muita pesquisa aplicada e também prestamos serviços especializados na área dos azeites”. 

Além disto, a ESA transfere igualmente conhecimento para a própria comunidade, ao “transferir o conhecimento produzido internamente e, ao mesmo tempo, receber os problemas enfrentados pela comunidade para que se tornem objetos de estudo e análise pelos nossos investigadores”. 

Segundo Pedro Tereso, administrador da Agrosustentável, o objetivo da Jornada é a partilha de conhecimento e novas técnicas, reunindo toda a fileira do setor, isto é, produtores, técnicos e investigadores.

“Há muitos desafios nas culturas, e no olival em particular. A ideia é perceber como podemos olhar de outra forma para a cultura”, destacou Pedro Tereso quando questionado sobre a razão da organização da Jornada.

 

Fonte: Revista Voz do Campo