ativos agrícolas
Castelo Branco acolhe Evento Internacional de Agricultura Sustentável
PDR2020
PDR2020: Conclusão das análises do Concurso para apoio ao investimento na Construção de Charcas
ativos agrícolas
Castelo Branco acolhe Evento Internacional de Agricultura Sustentável
PDR2020
PDR2020: Conclusão das análises do Concurso para apoio ao investimento na Construção de Charcas

17 de outubro de 2023

Biomassa: Fundo Ambiental tem dois milhões em apoios para pequenas centrais

O Fundo Ambiental tem um apoio que auxilia na geração de energia à escala local para soluções de pequenas centrais que valorizem a biomassa em territórios com elevado risco de incêndio rural.

Vai haver um apoio de dois milhões de euros para projetos de geração de energia à escala local em pequenas centrais de biomassa, instaladas em 19 concelhos.

Segundo o site do Fundo Ambiental, na nota divulgada, o aviso “pretende apoiar a criação de soluções para a valorização da biomassa em territórios com elevado risco de incêndio rural“. 

As candidaturas para este apoio à valorização da biomassa estão abertas até dia 30 de novembro e a taxa de financiamento é de 100%, sendo que de acordo com o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, ir-se-á “dinamizar a economia local”, através da criação de postos de trabalho qualificados, com “relações duradouras” entre produtores florestais e empresas locais produtoras de sobrantes.

A nota informa ainda que as autarquias locais e comunidades intermunicipais incluídas nos três projetos-piloto no âmbito do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais, nomeadamente, os municípios da região do Alto Tâmega, de Coimbra e do Algarve: Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar, Arganil, Coimbra, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Penela, Aljezur, Lagos, Monchique, Portimão, Silves e Vila do Bispo.


Fonte: ECO Sapo