Pistácio a cultura rentável, resistente à seca, pode cultivar-se em sequeiro e facilmente de forma biológica
Setor do Leite: Desafios para o Rejuvenescimento
Pistácio a cultura rentável, resistente à seca, pode cultivar-se em sequeiro e facilmente de forma biológica
Setor do Leite: Desafios para o Rejuvenescimento
28 de maio de 2024
Beira Baixa integra projeto de internacionalização para agroalimentares artesanais
Foto em Unsplash
A zona da Beira Baixa integra um projeto transnacional para apoiar a internacionalização das pequenas e médias empresas agroalimentares artesanais.
O projeto que ajuda na internacionalização das pequenas e médias empresas (PME) agroalimentares artesanais é integrado pela Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB).
Denominado de Export Plus, o projeto “pretende ser uma alavanca significativa para a internacionalização das PME agroalimentares artesanais, fortalecendo a presença dos produtos da região em mercados europeus e promovendo o crescimento económico sustentável”, salienta a AEBB.
Neste sentido, o objetivo é precisamente melhorar e transferir para outras regiões, incluídas nas áreas de cooperação do programa Interreg Espanha-Portugal, de um inovador Sistema Transnacional de Apoio à Internacionalização das PME Agroalimentares Artesanais.
Por sua vez, o projeto tenta elevar “o volume de exportações do espaço de cooperação, melhorando a competitividade destas PME e criando valor para as mesmas e a aumentar as exportações, através da melhoria da comercialização externa dos produtos agroalimentares artesanais e da integração dos diferentes clusters empresariais envolvidos”.
O Export Plus irá, desta forma, apoiar as PME e as micro-empresas, a passar da situação atual “para uma situação mais competitiva e rentável, adaptada ao atual mercado internacional, melhorando o sistema de exportação criado e dando continuidade ao sistema de exportação já criado e implementado na edição anterior do projeto”.
Deste modo, toda a abordagem inerente ao projeto é “complementar à abordagem tradicional da exportação, proveniente das grandes empresas, onde se defende uma exportação individual para cada empresa, o que exige um processo de investimento significativo”.
A iniciativa foi construída em contexto do Interreg VI Espanha-Portugal 2021-2027, com sete entidades parceiras de ambos os países, com um investimento de 1,3 milhões de euros, sendo o prazo de conclusão dia 30 de junho de 2026.
No que toca às entidades portuguesas, existem, além da AEBB, a Associação Industrial Portuguesas (AIP) e a Associação Empresarial de Évora (NERE). Já as associações espanholas são a Asociacíon Empresarial Alimentos de Andalucía, a Fundação Andanatura (Andaluzia), Clusaga (Cluster Agroalimentar da Galiza), e a colaboração da Agência Galega da Qualidade Alimentar (Agacal).
Fonte: Agroportal