chuva
Granizo e chuva em Trás-os-Montes destroem vinhas e olivais
Portugal2030
O que é o Portugal 2030?
chuva
Granizo e chuva em Trás-os-Montes destroem vinhas e olivais
Portugal2030
O que é o Portugal 2030?

04 de setembro de 2023

As exportações florestais atingem recorde de 7.100 ME em 2022

Um recorde de 7.100 milhões de euros nas exportações florestais em 2022 contribuiu para um excedente da balança comercial de 3.300 milhões de euros, segundo a associação Biond.

A Associação das Bioindústrias de Base Florestal (Biond) revelou em comunicado que “as exportações florestais aumentaram, pelo segundo ano consecutivo, atingindo um recorde de 7,1 mil milhões em 2022 - o valor mais elevado de sempre”.

Desta forma, o setor contribui para um excedente da balança comercial de 3.300 milhões de euros, com destaque na pasta e no papel como produtos que mais impulsionaram as exportações florestais, tendo sido responsáveis, no ano em causa, por mais de 3.800 milhões de euros de vendas internacionais, o que corresponde a 54% do total.

Por outro lado, “a bioindústria da base florestal, que a Biond representa, está a moldar o caminho de reinvenção de muitos domínios da indústria nacional”, segundo o diretor-geral da Biod, Gonçalo Almeida Simões, sublinhando que os resultados são acompanhados por um “forte desempenho” em termos de inovação e sustentabilidade.

Por detrás da Associação Biond, encontram-se a Altri, The Navigator Company, DS Smith e a Renova.

Fonte: Agroportal