Portugal Nuts amêndoa
Portugal Nuts: Aumento da produção de amêndoa pode levar Portugal ao ‘Top 5’ mundial
mirtilo
Produtores de mirtilo querem alargar exportações para fora da Europa
Portugal Nuts amêndoa
Portugal Nuts: Aumento da produção de amêndoa pode levar Portugal ao ‘Top 5’ mundial
mirtilo
Produtores de mirtilo querem alargar exportações para fora da Europa

30 de outubro de 2023

Apoios à agricultura a nível mundial atingiram um recorde de 851 mil milhões de dólares

Os apoios à agricultura cresceram bastante mundialmente, atingindo um recorde de 851 mil milhões de dólares, segundo a OCDE.

As ajudas anuais de 2020 a 2022, segundo a OCDE, cresceram face ao início do novo milénio, sendo que a produção agrícola teve um aumento ainda maior.

No total, o apoio à agricultura atingiu um recorde de 851 mil milhões de dólares (805 mil milhões de euros) por ano, durante o período de 2020 (início da pandemia) a 2022 (início da guerra na Ucrânia), em 54 países avaliados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Foram quase triplicados os valores dos apoios concedidos relativamente ao período de 2000 a 2002, mesmo estando abaixo do aumento da produção agrícola, que subiu 3,6 vezes, segundo a publicação “Políticas agrícolas - monitorização e avaliação 2023.  Adaptar a agricultura às mudanças climáticas”.

De acordo com os peritos da OCDE, "na maioria das vezes, o apoio aos produtores dificulta a adaptação à mudança do clima, distorce a concorrência no mercado e é potencialmente prejudicial para o ambiente".

A nível mundial, a Organização sediada em Paris salvaguarda que o "apoio à agricultura continua a ser da responsabilidade de um punhado de grandes economias produtoras": a China passou para primeiro lugar, com 36% do total dos apoios atribuídos, seguida pala Índia (15%), os Estados Unidos (14%) e a União Europeia (13%).

No caso de Portugal, é citado como exemplo de país que tem mapas de avaliação de vulnerabilidade do risco climático e um dos Estados-membros cujo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê recursos para adaptação às alterações climáticas e para aumentar a gestão da eficiência hídrica na agricultura.

Por outro lado, o nosso país surge também como um dos Estados-membros da UE que introduziram subsídios para a instalação de painéis fotovoltaicos, para assim contribuir para a transição ecológica do setor.

 

Fonte: Dinheiro Vivo