Projetos agrícolas
Projetos agrícolas: Benefícios e precauções
projetos financiados pelo PRR
Reprogramação do PRR só será entregue no final de abril
Projetos agrícolas
Projetos agrícolas: Benefícios e precauções
projetos financiados pelo PRR
Reprogramação do PRR só será entregue no final de abril

29 de março de 2023

Apoio para produção agrícola pode chegar aos 200 milhões de euros

A Feira do Queijo de Alcains para a denominar-se Portugal Cheese Festival, através do investimento efetuado pela Câmara Municipal de Castelo Branco.

A produção agrícola contará com apoios no valor compreendido entre 180 a 200 milhões de euros, um valor aumentado dos 140 milhões que estavam inscritos no Pacto para a Estabilização e Redução de Preços dos bens alimentares.

O secretário-geral da CAP acredita que o valor anteriormente acordado pelo primeiro-ministro, pelo diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Gonçalo Lobo Xavier, e pelo presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa, deverá subir dos 140 para os 180 a 200 milhões de euros para reforçar as verbas do setor, considerando os compromissos assumidos pelo Executivo.

Além deste valor, será também considerado o prolongamento do apoio extraordinário de dez cêntimos por litro para o gasóleo agrícola, uma medida aprovada a 3 de novembro, referente ao ano de 2021, e que foi paga na totalidade no final do ano de 2022.

Desta forma, o custo irá depender do consumo de gasóleo colorido e marcado. Outra medida passa por um apoio para mitigar o aumento dos custos dos fertilizantes e adubos agrícolas, que está avaliada em 12 milhões de euros, especificou Luís Mira.

Por outro lado, ficou também acordado no pacto “ter presente a execução do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 e as necessidades do seu ajustamento que permitam a sua execução plena”, com o intuito de auxiliar os agricultores, bem como introduzir um ajustamento no  Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), onde se procederá a uma reprogramação em setembro do presente ano, “que permita os ajustamentos necessários”.

 

Fonte: Eco Sapo