PRR
Governo não pede mais empréstimos e fecha PRR nos 22,2 mil milhões de euros
IVA Zero
Laranjas encarecem 40% e lideram produtos que estão mais caros do que antes do IVA 0%
PRR
Governo não pede mais empréstimos e fecha PRR nos 22,2 mil milhões de euros
IVA Zero
Laranjas encarecem 40% e lideram produtos que estão mais caros do que antes do IVA 0%

01 de setembro de 2023

Agroglobal 2023 no Centro Nacional de Exposições, em Santarém de 5 a 7 de setembro

A maior feira agrícola de Portugal, a Agroglobal, realiza-se de 5 a 7 de setembro, em Santarém.

A Agroglobal 2023 é uma feira agrícola que se dedica exclusivamente aos profissionais do setor em Portugal e que tem lugar no Centro Nacional de Exposições (CNEMA), em Santarém. O objetivo desta edição é que a feira seja “cada vez mais Agroglobal”, trazendo novas peculiaridades no que toca à transformação digital e à sustentabilidade, mantendo a essência da feira.

Para que o evento corresse da melhor forma, o Centro Nacional de Exposições de Santarém sofreu algumas alterações para as demonstrações que irão ocorrer no recinto.

Mais de 280 empresas irão participar no evento, numa área de 100 hectares, com campos permanentes instalados de vinha, olival, amendoal, aveleiras, nogueiras e pomares de maçã e pera. Por outro lado, diversas espécies florestais com eucaliptos, pinheiros, sobreiros, castanheiros e carvalhos estarão em mostra.

Além das plantações, a organização da Agroglobal  construiu uma “Agro Arena” onde irão operar máquinas e equipamento de mobilizações de solo e máquinas florestais.

Por sua vez, num espaço contíguo ao CNEMA, algumas visitas guiadas estarão à disposição dos agricultores para ver as culturas de milho, tomate, pimento, arroz (com rega gota-a-gota), cânhamo, grão-de-bico, feijão e culturas regenerativas (plantas melhoradoras do solo). A observação de demonstrações com drones, colheitas ou sistemas de rega também é possível.

O debate estará presente nesta edição da Agroglobal, desde congressos, a conferências, colóquios e até workshops. Dos variados debates salientam-se a Conferência Internacional de Cereais, o III Congresso Ibérico Agropecuário, o Prémio CAP de Jovem Agricultor e a apresentação do livro “Criar Valor na Vinha e no Vinho”, de José Ramalho Fontes e Fernando Bianchi de Aguiar.

Muitos temas relevantes para o setor serão aqui discutidos, como por exemplo, o carbono, a sustentabilidade, a escassez de água, os frutos secos, o PEPAC, etc.

Consequentemente, a internacionalização é algo que a organização tem em mente, e, por essa razão, Angola marcará a sua presença institucional no evento, apoiando a participação de múltiplas empresas.

Outras nacionalidades estarão também presentes na Agroglobal, da Europa, da América do Norte e do Sul e de África.

Um ambiente informal determina o espírito da Agroglobal, num evento de três dias dedicado exclusivamente ao agronegócio, com demonstrações, discussões técnicas, e com a presença dos principais “players” do mercado.


Fonte: Agroportal