Campanha de verão da laranja do Algarve
Investimento acima de 500 milhões em ativos agrícolas
Campanha de verão da laranja do Algarve
Investimento acima de 500 milhões em ativos agrícolas
12 de dezembro de 2023
Agricultores de regadio pedem que se aproveite melhor a água que o país tem
Foto de Unsplash
Os agricultores de regadio pediram no dia de hoje que se aproveite da melhor forma a água que o país tem, procurando soluções para a escassez do Algarve.
A região do Algarve conta com as reservas em níveis extremamente baixos de água, o que fez com que os agricultores de regadio pedissem, hoje, para haver um melhor aproveitamento da água do país.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Federação Nacional dos Regantes de Portugal (Fenareg), José Núncio, afirmou que “Há mais alternativas do que aquilo que se fala. Há soluções, e aqui bem perto. Não estamos a necessitar propriamente de trazer água do Minho para o Algarve”.
O presidente, que representa cerca de 97% do regadio organizado nacional, referiu ainda que “há potencial para aproveitar águas” perto da zona do Algarve. “Temos um Guadiana que tem água, temos um aquífero que é o segundo aquífero mais importante de Portugal, que também tem possibilidades de exploração”, assegurou, acrescentando que “se há zonas que estão sobre exploradas, outras zonas têm potencial de exploração”.
Posto isto, de todo o país, o Algarve é a região com mais problemas de falta de água, com as reservas hídricas das albufeiras dos aproveitamentos hidroagrícolas da Bravura (08%) e do Arade (15%), no barlavento (oeste) algarvio, em níveis extremamente baixos.
José Núncio disse ainda que tem que se “estudar caso a caso (...) não nos podemos queixar, [a água] pode estar mal distribuída, mas Portugal tem água, tem muita água e temos é que ter a capacidade de conseguir geri-la e utilizá-la”.
No que toca às águas subterrâneas, algumas estratégias foram discutidas pelos agricultores de regadio para a recarga dos aquíferos, bem como a rega com águas para reutilizar e utilizar a rega deficitária.
A construção de novas albufeiras ou o transvase de caudais de água do Norte para o Sul do país foram outras possíveis soluções para o problema crónico da falta de água no Algarve que foram referidos durante a reunião.
Fonte: Agroportal