Inflação: Agricultores reclamam “regulamentação eficaz” para controlar preços no mercado alimentar
CAP realiza Conferência “Água e Agricultura”
Inflação: Agricultores reclamam “regulamentação eficaz” para controlar preços no mercado alimentar
CAP realiza Conferência “Água e Agricultura”
13 de março de 2023
Agricultores da Serra da Estrela temem não conseguir cultivar devido à falta de apoios
Os incêndios de agosto do ano passado, ainda hoje afetam os agricultores, sendo o valor pago pela Segurança Social considerado incapaz de suprir as grandes perdas.
Relativamente aos incêndios de 2022 no verão, os pequenos agricultores da região da Serra da Estrela destacam a falta de apoios e condições para continuar os seus cultivos. Mais propriamente, no concelho de Gouveia os testemunhos são de quem já desistiu de praticar a agricultura, pondo em causa o abandono dos campos, algo bastante temido pela Junta de Freguesia.
A presidente da Junta de Figueiró da Serra, do concelho de Gouveia, auxilia os agricultores com as candidaturas para o apoio referente à compensação dos prejuízos, devido aos incêndios de agosto do ano passado.
Apesar da ajuda da presidente, com a submissão das candidaturas após outubro, nenhuma das candidaturas entregues obteve resposta.
Além disto, o valor dos apoios apresenta um máximo de 1201,75 euros, que é assegurado pela Segurança Social, algo que se pode considerar bastante reduzido para quem perdeu tudo.
A maior preocupação, neste momento, é precisamente o abandono dos campos na região da Serra da Estrela que foi afetada pelos fogos.
Fonte: Sic notícias e Agroportal