Programa do novo Governo
Programa do novo Governo para Agricultura e Florestas
controlo da vegetação
Impacto do controlo da vegetação espontânea
Programa do novo Governo
Programa do novo Governo para Agricultura e Florestas
controlo da vegetação
Impacto do controlo da vegetação espontânea

11 de abril de 2024

Adega Cartuxa abre novo enoturismo em Évora após melhor ano de sempre

Foto de Adega Cartuxa

A Adega Cartuxa abre novo enoturismo em Évora, após ter conseguido o melhor ano de sempre em 2023, ultrapassando os 30 mil visitantes.

Após o melhor ano em termos de enoturismo, a Adega Cartuxa em Évora abre este mês uma nova unidade no centro da cidade. O diretor da Adega Cartuxa, João Teixeira, em declarações à agência Lusa, afirmou que o crescimento do enoturismo em 2023, face ao ano anterior, foi de quase 40%.

“Em 2022, já estávamos bastante satisfeitos, porque tínhamos atingido os 22 mil visitantes”, porém, no ano passado, “tivemos o melhor ano de sempre” em termos de número de visitas, com cerca de 30.400.

Por sua vez, em 2023, o bom desempenho da desta adega observou-se igualmente na faturação anual, que passou para os 25 milhões de euros, ultrapassando os 23,6 milhões do ano de 2022, de acordo com João Teixeira, que qualifica 2023 como “um ano recorde”.

Relativamente ao enoturismo, o diretor salienta que são os brasileiros a maioria dos visitantes da unidade da Adega Cartuxa, na Quinta de Valbom. Apesar disto, o peso dos turistas provenientes do Brasil diminuiu em relação a anos anteriores.

“Estávamos habituados a ter [percentagens de] 60% e 70% de visitantes brasileiros, como tivemos em 2019, mas em, 2023, o peso foi de 57%”, assinalando que os visitantes nacionais e de outros países “cresceram proporcionalmente mais” do que os oriundos do Brasil.

Como segundo grupo de maiores visitantes têm-se os portugueses, seguindo-se os norte-americanos e ingleses, os espanhóis e por fim os franceses.

Dentro dos 30.400 visitantes, “cerca de 22 mil fizeram, com marcação, a visita e prova de vinhos”, sendo que os restantes oito “mil fizeram só a visita e, eventualmente, a aquisição de produtos [da marca] na loja do enoturismo”, notou.

Assinalando que a unidade na Quinta de Valbom regista, em alguns períodos, uma taxa de ocupação de 100%, o mesmo responsável revelou que a Adega Cartuxa abriu este mês um novo espaço de enoturismo no Páteo de São Miguel, no centro histórico de Évora.

“Na Quinta de Valbom, a temática da visita é muito focada na adega, na vinha e no antigo edifício, que remonta ao século XVI e onde temos os tonéis do [vinho] Pêra-Manca a estagiar e ainda se produz o vinho de talha”, frisou.

Já na nova unidade de enoturismo, além da prova de vinho, pretende-se proporcionar ao visitante uma experiência cultural sobre a história e a missão da FEA.

 

Fonte: Agroportal