
Candidatura à reserva nacional – Pedido Único

Multiplicação de plantas de morangueiro em zona de montanha

Candidatura à reserva nacional – Pedido Único

Multiplicação de plantas de morangueiro em zona de montanha
05 de janeiro de 2024
Ações de Libertação de Peixe de Aquacultura

Foto em IPMA
Ocorreram algumas ações de Libertação de Peixe de Aquacultura, ao longo do ano passado pela Estação Piloto de Piscicultura de Olhão (EPPO) do IPMA.
No mês de dezembro de 2023 ocorreu a libertação de milhares de peixes na Ria Formosa. Os peixes, provenientes da EPPO foram cuidadosamente transportados a bordo de uma das embarcações de carga da empresa Tunipex. A carga incluía diversas espécies, como dourada (Sparus aurata), corvina (Argyrosomus regius), e robalo (Dicentrarchus labrax), todos criados em cativeiro na EPPO.
Por sua vez, em agosto do mesmo ano, diversos milhares de juvenis de peixes marinhos como a dourada, a corvina e o robalo, produzidos em aquacultura foram libertados duas milhas a SE do Cabo de Santa Maria na costa do Sotavento algarvio.
Além destas, muitas outras libertações ocorreram, sempre com o objetivo de contribuir para o aumento dos efectivos no recrutamento anual de espécies naturalmente existentes na nossa costa e, que devido ao seu elevado valor económico sofrem uma grande pressão piscatória, onde se acrescenta nos meses de veraneio a pesca amadora.
A EPPO visa promover a transferência de tecnologia para o setor produtivo, apostando na formação científica e técnica de recursos humanos tanto em nível profissionalizante como académico.
A aquacultura é uma importante alternativa de cultivo marinho para enfrentar desafios climáticos como a sobrepesca, a seca ou os problemas da agricultura convencional, tal como refere o responsável da Estação, Pedro Pousão, “Todos nossos projetos visam a segurança alimentar do país e o consumo humano. A aquacultura marinha usando água salgada é uma fonte promissora de alimentação, e devemos pensar nisso como uma alternativa viável”.
Fonte: Agroportal