Aldeias do Xisto são o único finalista português nos Regiostars Awards 2023
Comunicado do Ministério da Agricultura: “Reprogramação do PDR2020 aprovada”
Aldeias do Xisto são o único finalista português nos Regiostars Awards 2023
Comunicado do Ministério da Agricultura: “Reprogramação do PDR2020 aprovada”
01 de agosto de 2023
A operação de marketing que fez do filme “Barbie” um sucesso
Grande parte do êxito do filme “Barbie” deve-se a uma poderosa máquina de marketing, cujo investimento ultrapassa o do próprio filme.
O filme “Barbie” estreou de 20 a 23 de julho, sendo o mesmo o filme mais visto em Portugal, contabilizando 189.709 espectadores, e mais de 1,1 milhões de euros de bilheteira, de acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual. Em termos mundiais, o fim de semana de estreia conseguiu arrecadar 356 milhões de dólares (cerca de 320,6 milhões de euros), de acordo com o The Guardian.
O filme da Barbie tem atores reconhecidos mundialmente, como a Margot Robbie, Ryan Gosling, Helen Mirren ou Issa Rae, contando com uma banda sonora íntegra com artistas como Dua Lipa, Tame Impala e até Nicki Minaj e Ice Spice, juntando-se para reinterpretar o “Barbie Girl” da banda Aqua.
Todo o sucesso do filme ocorreu graças à grande operação de marketing que acompanhou o processo do lançamento do filme, com um orçamento de cerca de 150 milhões de dólares (134,5 milhões de euros).
A Mattel, proprietária da Barbie, uniu-se com a Warner Bros. Pictures lançando uma campanha de marketing enorme, com vários teasers, campanhas e cartazes, desde outdoors cor-de-rosa em diversas cidades do mundo com apenas a data de estreia, a um gerador de selfies da Barbie e a um emoji oficial no Twitter.
Além destes aspetos, o marketing foi mais além, associando-se a diversas marcas e plataformas.
Exemplo disso é uma “Barbie DreamHouse” colocada no Airbnb em Malibu, que podia ser alugada pelos fãs. Por outro lado, em Boston, um barco temático “Barbie Dream Cruise” estava disponível, de forma gratuita, para os fãs com uma noite de cruzeiro com música, fotos e giveaways.
O próprio Google também se juntou à campanha, na medida em que, quem pesquisa por “Barbie” no motor de busca é “presenteado” com um design e fogo de artifício cor-de-rosa no ecrã.
Ainda o Spotify se juntou ao movimento cultural que é a Barbie, alterando a plataforma para ficar “um pouco mais cor-de-rosa”, com uma barra de reprodução rosa, bem como uma Playlist oficial da Barbie.
De acordo com o Spotify, já foram criadas mais de 620 mil listas de reprodução relacionadas com o mundo da Barbie, e várias das músicas do filme sofreram um incremento no número de reproduções no fim de semana de estreia do filme a nível mundial.
O marketing apostou também no merchandising, com o lançamento de uma série de colaborações produtos de coleções limitadas, onde se incluiu uma coleção de roupas infantis da Tutu Du Monde, umas sandálias da Crocs ou um hoodie da Neiman Marcus, por exemplo, disponível em Portugal por 1289 euros.
A Zara também lançou uma coleção que incluiu vestuário, produtos de beleza e acessórios, ou pijamas, além de duas lojas pop-up (em Paris e Nova Iorque), concebidas pelo Random Studio, e “transformando as entradas na casa de sonho da Barbie'”, refere a Fashion Network.
A Warner Bros. Discovery e a Mattel, a propósito do lançamento do filme, também se uniram à Save the Children numa campanha global de forma a “inspirar e empoderar raparigas de todo o mundo”, refere a organização. A campanha marca presença nas plataformas lineares, digitais e sociais da Warner Bros. Discovery e as iniciativas que a acompanharam incluíram ativações junto dos consumidores através de parcerias com outras marcas ou um leilão que ofereceu bilhetes para as estreias do filme em Los Angeles e Londres.
A Mattel, aliás, é parceira da Save the Children há cerca de duas décadas, tendo lançado o projeto “Dream Gap” a nível mundial. Em Portugal, este projeto materializou-se com o programa escolar “Tu podes ser o que quiseres“, com o objetivo de valorizar o papel da mulher na história nacional e inspirar os adultos de amanhã a sonharem sem limites.
Toda a máquina de marketing poderosa para o lançamento do filme Barbie contou igualmente com uma forte aposta no digital, existindo partilhas de vérios vídeos e imagens a promover o filme.
Fonte: Eco Sapo