Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023
Comissão Europeia quer reforçar monitorização das florestas na UE
Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023
Comissão Europeia quer reforçar monitorização das florestas na UE
21 de novembro de 2023
9º Congresso Europeu de Jovens Agricultores dia 6 de dezembro
Foto em Agroportal
A 9ª edição do Congresso Europeu de Jovens Agricultores conta com o tema “Jovens Agricultores: Guardiões da tradição e motores da inovação” e ocorre dia 6 de dezembro em Bruxelas.
O Congresso Europeu de Jovens Agricultores decorre na tarde de quarta-feira, pelas 14:30h, no dia 6 de Dezembro de 2023, contando com mais de 300 participantes. A co-organização é a CAP e a ASAJA com eurodeputados do PPE.
Nesta 9ª edição do Congresso, os quatro eurodeputados que fazem parte da organização são: Nuno Melo (Portugal), Herbert Dorfmann (Itália), Juan Ignacio Zoido Álvarez (Espanha) e Michaela Šojdrová (Chéquia).
Por conseguinte, outros parlamentares europeus também fazem parte da organização do Congresso Europeu de Jovens Agricultores, uma vez que todos os membros do Partido Popular Europeu (PPE) são convidados a acompanhar e promover os jovens agricultores do seu país, num cargo a que chamam de “embaixador MEP".
A tradição não pode falhar e, por essa razão, o programa desta 9ª edição conta com a entrega do Prémio de “Melhor Jovem Agricultor Europeu”, que é disputado entre os diversos projetos vencedores dos Concursos Nacionais de cada Estado-membro participante.
Em termos de modo de operação do Congresso de Jovens Agricultores, os candidatos devem apresentar os seus projetos, e concorrem a prémios nas seguintes categorias: Melhor projeto digital; Projeto mais resiliente; Melhor projeto de melhoria das zonas rurais. Os agricultores vencedores recebem 15 mil euros.
O país será representado por Inês Marques Lopes, vencedora do concurso nacional em Setembro deste ano, com o projeto PTachio, uma criação alentejana que une porcos e pistácios, bem como sustentabilidade, emprego, investimento e dinamismo local.
Fonte: Revista Voz do Campo