Tratores: Formação COTS prorrogada até agosto de 2024
Estatísticas Agrícolas: Rendimento dos agricultores portugueses diminuiu 11,7% em 2022
Tratores: Formação COTS prorrogada até agosto de 2024
Estatísticas Agrícolas: Rendimento dos agricultores portugueses diminuiu 11,7% em 2022
02 de agosto de 2023
1º curso superior a nível mundial na produção bioindustrial de insetos nasce em Santarém
A produção bioindustrial de insetos encontra-se em destaque no país com o primeiro curso a nível mundial na cidade de Santarém.
O intuito é criar um ecossistema que irá favorecer o desenvolvimento deste setor e a sua alavancagem a nível internacional, com geração de conhecimento, formação e investimento produtivo.
O Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Produção Bioindustrial de Insetos, foi aprovado pelo Governo e irá funcionar na Escola Superior Agrária de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém, estando as candidaturas já abertas.
Através da aprovação deste curso superior, Santarém torna-se indubitavelmente o cerne de um Novo Setor Bioindustrial, caminhando para que os objetivos previstos na Agenda Mobilizadora InsectERA sejam cumpridos, com vista à criação efetiva de um novo setor bioindustrial em Portugal.
Além disso, pretende-se também dinamizar a criação do Insect Trainning Network, que se trata de uma rede de cursos superiores e de formações curtas lideradas pela Egas Moniz School of Health and Science, no âmbito da Agenda, que irá formar os quadros que irão integrar as empresas apoiadas por esta agenda do PRR.
Com a aprovação deste Curso Superior, Santarém torna-se indubitavelmente o cerne de um Novo Setor Bioindustrial. É dado mais um importante passo para que os objetivos previstos na Agenda Mobilizadora InsectERA, que visa a criação efetiva de um novo setor bioindustrial em Portugal, possam ser atingidos, sendo que neste caso em concreto, se visa dinamizar a criação do INSECT TRAINING NETWORK, rede de cursos superiores e de formações curtas liderada pela Egas Moniz School of Health and Science, no âmbito da Agenda, e que deverá formar os quadros que irão integrar as empresas apoiadas por esta agenda do PRR.
Fonte: Revista Voz do Campo